Panorama oferece oficinas gratuitas em assistência de direção e escrita crítica
Estão abertas as inscrições para as oficinas oferecidas gratuitamente pelo X Panorama Internacional Coisa de Cinema. As aulas de “assistência de direção” serão ministradas pelo diretor e produtor Marcelo Caetano em Cachoeira, enquanto as atividades sobre “escrita crítica” serão conduzidas pelo pesquisador e crítico Rafael Carvalho, em Salvador. Cada oficina tem 20 vagas e a seleção dos candidatos será feita mediante avaliação do material solicitado.
Os interessados no curso em Cachoeira devem responder às seguintes perguntas (em no máximo uma lauda): “Quais as características de um bom diretor de cinema?” e “Como você se vê trabalhando em grupo?” e enviar um pequeno currículo para o e-mail oficinaspanorama@gmail.com, até o dia 18. Marcelo fez assistência de direção nos premiados “Tatuagem” (Hilton Lacerda) e “Depois da Chuva” (Cláudio Marques e Marília Hughes) e trabalhará o conteúdo em três blocos: entendendo o filme, organizando a produção e trabalhando criativamente com o diretor. As aulas serão de 27 a 29 de outubro no turno matutino.
Quem quiser aprender sobre crítica tem até o dia 20 para enviar minicurrículo e uma resenha crítica entre 1.500 e 2.000 caracteres de um dos filmes indicados para o e-mail panorama@coisadecinema.com.br. Em ambos os casos é preciso colocar o nome da oficina como assunto da mensagem. Disponíveis no site Porta Curtas, as quatro opções para resenha são: Contos da Maré, Em Trânsito, Dona Sônia Pediu uma Arma para Seu Vizinho Alcides e O Duplo.
As atividades acontecerão de 27 a 30 de outubro, das 9h às 13h, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha e a partir dela serão formados o Júri Jovem e grupo de crítica. O primeiro concederá o Prêmio João Carlos Sampaio ao melhor curta e longa-metragem nacionais, uma homenagem ao saudoso crítico baiano, que ministrou oficinas de crítica no festival entre 2010 2013. O grupo ficará responsável pela produção de textos para o blog Pílulas Críticas, durante o evento.